Fique por dentro de tudo que rolou nesta semana (01/11 – 07/11) através da curadoria da Viper IT. Separamos as notícias de TI mais relevantes para te deixar ligado em tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo.
- iFood tem dados adulterados por funcionário terceirizado
- WhatsApp Web dispensa celular e pode ser usado em 4 dispositivos
- Netflix Games estreia com 5 jogos no Brasil
- Mais um banco congelado por problemas em ciberataque
- Justiça decide demissão por justa causa por envio de dados de funcionários para e-mail pessoal
iFood tem dados adulterados por funcionário terceirizado
O aplicativo de delivery de comidas Ifood se tornou um dos assuntos mais comentados durante a terça-feira (02) após a troca de nomes de restaurantes cadastrados por mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contrárias à vacina.
Em pronunciamento nas redes sociais, o iFood afirmou que a ação foi isolada e foi tomada por um empregado de uma empresa terceirizada, que “tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.”
A empresa declarou ainda que não houve vazamento de dados de clientes ou de entregadores e garantiu também que os meios de pagamento dos clientes estão seguros.
O aplicativo chegou a ficar fora do ar após o incidente, mas já voltou a funcionar normalmente.
Fonte: Extra.
WhatsApp Web dispensa celular e pode ser usado em 4 dispositivos
O grupo Meta (o antigo Facebook) disponibilizou nesta sexta-feira (5) uma nova atualização que permite ao usuário acessar o WhatsApp Web sem precisar de internet no celular. Outra função que a nova atualização disponibilizou é a possibilidade de vincular até quatro dispositivos à mesma conta. As mensagens enviadas ao número de celular cadastrado no WhatsApp serão sincronizadas em tempo real em todos os aparelhos.
Para ter acesso à nova funcionalidade do WhatsApp Web, é preciso realizar uma autenticação de QR code usando o celular com o aplicativo do WhatsApp instalado.
Após realizar a leitura do código QR code que aparecerá ao acessar o WhatsApp Web, a versão do navegador fará um breve download das mensagens armazenadas no telefone. Em seguida, o usuário já poderá enviar mensagens sem conexão de internet no celular.
Fonte: R7.
Netflix Games estreia com 5 jogos no Brasil
A Netflix lançou nesta quarta-feira (3) seu serviço de jogos Netflix Games para dispositivos Android. A plataforma oferece alguns títulos para seus assinantes, que os podem baixar sem custos (também não há anúncios ou compras in-game). Os primeiros jogos disponíveis são Stranger Things: 1984, Stranger Things 3: The Game, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up. Para acessá-los, basta procurar pela aba Netflix Games nos smartphones ou pela categoria Netflix Games nos tablets. Vale ressaltar que o serviço está chegando aos poucos para os usuários brasileiros e também ficará disponível em breve para iPhone (iOS).
Fonte: Techtudo.
Mais um banco congelado por problemas em ciberataque
O National Bank of Pakistan (NBP), a segunda maior instituição financeira do Paquistão, sofreu um ataque na sexta-feira, dia 29 de outubro, do qual terminou de se recuperar no dia 1 de novembro. Neste momento, o site do banco opera com aparente normalidade, mas continua havendo manifestações de clientes e usuários da sua plataforma digital informando instabilidade. Em redes sociais do Paquistão circulam mensagens informando que foram nove bancos atacados. O Banco do Estado Paquistanês, controlador do NBP, informou que isso é falso.
O banco acrescentou que foram tomadas medidas imediatas para isolar os sistemas afetados e nenhum cliente ou dados financeiros foram comprometidos. No entanto, os caixas automáticos chegaram a ficar fora do ar por algum tempo. Fonte: CISO Advisor.
Justiça decide demissão por justa causa por envio de dados de funcionários para e-mail pessoal
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo manteve a demissão por justa causa de um funcionário que encaminhou dados sigilosos da empresa para o seu e-mail pessoal. Os desembargadores entenderam que, apesar de ele não ter repassado as informações a terceiros, deveria ser validada a penalidade, por descumprimento das regras da empresa.
De acordo com o processo, o trabalhador encaminhou para seu e-mail particular uma planilha contendo dados pessoais de terceiros – outros funcionários e clientes -, aos quais teve acesso em razão da atividade desenvolvida na empresa. A justa causa foi mantida pela 43ª Vara do Trabalho de São Paulo.
Ao analisar o caso, os desembargadores levaram em consideração que o trabalhador assinou um termo de confidencialidade e adesão à política de segurança da informação, além de constar cláusula de confidencialidade no contrato de trabalho, e que seria irrelevante o fato de não ter repassado os dados a terceiros. Fonte: Convergência Digital.
Leia também:
- Como preparar sua TI para o Black Friday
- Qual é a diferença entre antivírus pago e gratuito?
- Como escolher a ferramenta de Monitoramento de TI certa?
