A Black Friday está se aproximando rapidamente, trazendo o Natal mais cedo para aqueles que estão em suas marcas. Esse evento comercial registra transações e receitas online recordes a cada ano, porém uma pesquisa recente, da agência de marketing digital MarketingSignals.com, descobriu que dois quintos das empresas de varejo (39%) não prepararam seus sites para o aumento de vendas que está chegando. Muitos não têm sites totalmente responsivos ao dispositivo, por exemplo, com um terço das empresas dizendo que não realizaram nenhum teste de carga em seu site antes da Black Friday.
No entanto, ainda há tempo para os líderes de negócios e TI agirem usando plataformas de tecnologia prontamente disponíveis, a fim de sustentar as vendas online e uma experiência fluida do cliente, assim como alguns dos principais varejistas online do mundo.
Você pode aproveitar ao máximo o aumento de tráfego do site que esse último trimestre gera se resolver com sucesso as quatros questões principais a seguir:
Monitore sua TI
O primeiro passo que um administrador de sistema deve se atentar é de monitorar se o site e seus sistemas estão sempre disponíveis. As ferramentas de monitoramento de TI têm a capacidade de examinar continuamente a atividade em todo o seu ambiente de TI. Os dados coletados por essas ferramentas de monitoramento fornecem uma visão profunda de cada coisa que está acontecendo dentro de cada um de seus recursos de TI e, portanto, fornecem detecção de problemas antes que se tornem um problema principal.
Suporte a picos de tráfego
Durante esses períodos de pico não é estranho encontrar sites de vendas fora do ar. Certifique-se de não perder clientes, fazendo-os fila para o seu site. Você realmente deseja evitar isso, já que alguns varejistas online geram até 10% de sua receita durante o pico da Black Friday. É importante, portanto, garantir que você possa capitalizar totalmente a oportunidade que a Black Friday e outros picos de vendas sazonais oferecem a você.
Com uma estrutura fraca, ao invés de obter lucro e ampliar o faturamento, você terá jogado fora todo o investimento em marketing que você fez para atrair usuários para sua loja.
Sistemas que usam tecnologias de integração em nuvem para fornecer escalonamento em velocidade irão te ajudar com a escalabilidade eficiente durante o pico de negociação.
A escalabilidade na computação em nuvem é a capacidade de aumentar ou diminuir de forma rápida e fácil o tamanho ou a potência de uma solução de TI de acordo com a demanda. É por isso que você pode se inscrever e usar a maioria das soluções em nuvem em apenas alguns minutos.
Muitos negócios também utilizam soluções de nuvem distribuída que aproxima a plataforma do cliente, para combater atrasos no carregamento e manter um serviço consistente.
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Planeje o atendimento ao cliente
Os consumidores podem ter perguntas que querem que sejam respondidas antes de decidir por uma compra. Nesses momentos, a agilidade é crucial e você precisa garantir que o seu site possui a infraestrutura de atendimento ao cliente necessária.
Algumas opções como a função de chat ao vivo em seu site ou um e-mail de atendimento ao cliente disponível para eles entrarem em contato ajudarão nesse quesito. Alinhe o planejamento com a equipe de suporte ao cliente para que eles saibam como usar as ferramentas e consigam responder às questões em tempo hábil.
Leve em consideração a escolha de um provedor de e-mail seguro e com alta disponibilidade, afinal é por meio de SPAM e e-mails não solicitados que entram as principais ameaças cibernéticas.
Proteja seus sistemas
Outro fator que o ajudará a ter sucesso na Black Friday é ter segurança adequada conforme a demanda chegar.
Na Black Friday de 2013, os hackers usaram as credenciais de um fornecedor terceirizado para fazer login no servidor de gateway do varejista americano Target e comprometeram milhões de registros de clientes, resultando em uma multa significativa. Incidentes assim são mais comuns do que parece.
Para evitar isso, você deve ter uma consultoria de tecnologia ou parceiro de serviços de TI para ajudar a mantê-lo seguro, criando sistemas que filtram agentes mal-intencionados na ‘ponta’, longe dos serviços principais, para que eles não tenham a chance de atingir o funcionamento das suas vendas.
Existem muitas tecnologias de segurança poderosas disponíveis que irão fortalecer a segurança de seus sistemas. Isso inclui gerenciamento de acesso e identidade do cliente (CIAM) para proteger os logins de seus clientes, criptografia de dados, monitoramento das redes, entre outros.
Com o conselho e o suporte corretos, você pode tornar seu site e suas operações à prova de balas e fazer da Black Friday um sucesso. Entre em contato conosco para discutir alguns ganhos técnicos rápidos ou qualquer coisa que você precise de ajuda. O grande dia se aproxima rapidamente, mas ainda há tempo para agir.
