fbpx
Diferença entre antivírus pago e gratuito

Qual é a diferença entre antivírus pago e gratuito?

Usar um software antivírus é extremamente importante, especialmente se você estiver usando um sistema Windows ou Android, que são os mais populares e consequentemente se tornam mais vulneráveis. Mas você precisa saber a diferença entre software antivírus pago e gratuito antes de decidir qual usar.

Em geral, a diferença entre os dois é que um envolve um custo financeiro mas as diferenças vão além disso como, principalmente, a presença de recursos adicionais e a eficácia do processo de limpeza após a infecção. Neste artigo, veremos qual é a melhor escolha para você entre essas duas opções, pesando vários fatores-chave que o ajudarão a decidir.

Recursos do Antivírus

Com a proteção antivírus gratuita, você obterá apenas um conjunto básico de recursos. Esses aplicativos podem carregar apenas o mecanismo antivírus central e talvez alguns pilares adicionais de defesa – mas os fornecedores reservam todas as funções mais pesadas para seus produtos pagos por razões óbvias.

Com as versões premium, você geralmente obterá adições importantes, como camadas extras de proteção anti-ransomware ou proteção da web com tecnologia anti-phishing ou talvez um navegador seguro feito sob medida. Você ficará ainda mais seguro com esse tipo de recurso de backup online, o que é uma ótima notícia para aqueles que podem estar menos confiantes sobre a web e todos os perigos potenciais lá fora.

Da mesma forma, como os controles dos pais e ferramentas de monitoramento de mídias sociais geralmente estão disponíveis apenas em aplicativos de segurança pagos, quem tem família pode querer pagar por esses recursos para manter as crianças seguras quando estiverem online.

Anúncios são outra questão importante a ser considerada. Com produtos gratuitos, geralmente haverá alguma forma de publicidade envolvida (embora haja exceções à regra, são poucas e raras). Podem ser anúncios de todos os tipos de coisas ou mensagens simples sugerindo que você atualize para a versão premium, mas provavelmente você encontrará pop-ups de alguma variedade.

Com um aplicativo antivírus pago, não há nada disso. Então, outra maneira de ver isso poderia ser que, com um antivírus gratuito, você está efetivamente pagando pelo produto com outro recurso: seu tempo (para descartar anúncios), ao invés de dinheiro. Concedido, com a maioria dos aplicativos gratuitos decentes você não vai perder muito tempo dispensando anúncios, já que não deveria haver tantos deles – mas eles podem ser um pequeno aborrecimento, mesmo assim.

Suporte

Outra grande diferença entre produtos pagos e gratuitos é que, com um antivírus premium, você obtém um pacote de suporte técnico completo. Isso geralmente significa suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que você fale com pessoas especializadas – por telefone ou bate-papo online ao vivo – o que pode ser um recurso realmente útil para solução de problemas.

A proteção antivírus gratuita não oferece nenhuma garantia, é claro, e o suporte geralmente se limita a perguntas frequentes simples ou fóruns onde os usuários podem tentar ajudar uns aos outros com vários níveis de sucesso. Se a sua consulta for mais complexa, você pode descobrir que não obteve respostas e também não pode descobrir muito em qualquer FAQ, deixando-o perdido e sem alternativas, talvez especulativamente pesquisando por uma resposta no Google.

Risco de usar programas antivírus gratuitos

E se eu lhe der um novo iPhone 13 de graça? Você vai aceitar?

Eu sei que você vai. Mesmo que eu exija algo precioso em troca, você pegará o telefone.

Essa é a nossa mentalidade. Não perdemos nem mesmo uma única coisa gratuita. A mesma mentalidade não nos permite pensar nos contras dos brindes e programas gratuitos.

Alguns dos riscos que podemos listar aqui incluem:

  • Falta de proteção abrangente
  • Numerosos Anúncios
  • Sem Suporte ao Cliente
  • Poucas opções de varredura e desempenho inferior
  • Falta de atualizações frequentes
  • Compartilhamento dos seus dados

+ Para saber mais dos riscos que você está correndo ao utilizar o antivírus gratuito, clique aqui.

Como podemos te ajudar

A escolha de um bom Antivírus Corporativo é imprescindível com o surgimento de novas ameaças a todo momento. Um antivírus pago irá funcionar para seus computadores como uma vacina, prevenindo de contrair vírus e o protegendo em tempo real de qualquer tipo de ameaça. 

_

Já pensou em proteger seus dispositivos em tempo real com a melhor solução de antivírus do mercado com a melhor relação custo-benefício? Nós, da Viper IT, podemos te ajudar!

Não se esqueça: Investir em segurança cibernética é investir na sobrevivência do seu negócio.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil