fbpx
Notícias de TI da semana

Ataque em 245 prefeituras, Cartões brasileiro à venda, Fim dos iPhones – Notícias de TI da semana

Fique por dentro de tudo que rolou nesta semana (29/11 – 05/12) através da curadoria da Viper IT. Separamos as notícias de TI mais relevantes para te deixar ligado em tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo.

Ataque hacker tira do ar sites de 245 prefeituras de Santa Catarina

O site da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) responsável pelos serviços de 295 prefeituras catarinenses sofreu um ataque hacker nesta quarta-feira, 01/12. Pelo menos 245 sites ficaram fora do ar, entre eles, de cidades como Tubarão, Laguna, Imbituba, Biguaçu, São Bento do Sul, Xanxerê e Navegantes. O ataque hacker foi confirmado pelo presidente da Fecam, Clenilton Pereira. “Nesta manhã, 1º de dezembro, o portal da Fecam recebeu uma invasão de hackers. Fiquem tranquilos, estamos aqui para tranquilizar”, garantiu.

A invasão aconteceu na madrugada da quarta-feira, 01, e os criminosos, revelou em nota oficial a Fecam, divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19. “Não queremos máscaras nem distanciamento social. Bolsonaro 2022.” Fonte: Convergência Digital.

Interpol prende mais de mil hackers e recupera R$ 151 milhões

Uma operação da Interpol capturou 1003 indivíduos, acusados de conseguir U$ 27 milhões (R$ 151 milhões) ilegalmente, através de complexas campanhas cibercriminosas, que afetaram residentes de mais de 20 países diferentes. De acordo com a Interpol, a operação, chamada HAECHI-II, é uma ação conjunta das polícias de Macau, Hong Kong, Angola, Brunei, Camboja, Colômbia, China, Índia, Indonésia, Irlanda, Japão, Coreia do Sul, Laos, Malásia, Maldivas, Filipinas, Romênia, Cingapura, Eslovênia, Espanha, Tailândia e Vietnã. Os golpes aplicados pelos capturados envolviam fraude romântica em aplicativos de encontros, fraude de jogos de azar online, lavagem de dinheiro e até uma campanha que disseminou um aplicativo falso da série Round 6 (Squid Game), da Netflix. Fonte: The Hack

Especialista da Apple afirma que iPhone será obsoleto

Embora o iPhone da Apple seja uma das mais relevantes referências da indústria da tecnologia, o maior especialista mundial da marca revelou que em breve será um dispositivo obsoleto. Numa nota aos investidores, Ming-Chi Kuo explica que o horizonte temporal do iPhone está em 2032, ou seja, dentro de 10 anos. Mais do que isso, o especialista revelou que se espera que a Apple substitua o iPhone por um novo gadget informático de uso diário. “Atualmente, existem mais de mil milhões de utilizadores ativos do iPhone. Se o objetivo da Apple é substituir o iPhone por dispositivos de realidade virtual em 10 anos, isso significa que a Apple irá vender pelo menos mil milhões de aparelhos RA em 10 anos.” Disse Ming-Chi Kuo. Fonte: Pplware

Mais de 200 mil cartões de brasileiros à venda na dark web

Pesquisadores da empresa de segurança NordVPN analisaram os detalhes de 4 milhões de cartões de pagamento encontrados para venda na dark web e com eles obtiveram muitas informações relevantes. Para os brasileiros, a mais importante é que estão à venda 227.353 cartões com numeração para os emitidos no Brasil. E são baratos: em média um cartão custa dez dólares.

O relatório da empresa diz que “os pesquisadores descobriram montanhas de dados na dark web que nos ajudaram a mapear o escopo estatístico da invasão de detalhes de cartões de pagamento on-line. Os registros revelaram quais tipos de detalhes de cartões são mais vendidos em diferentes países e o custo médio dos dados de cartões de diferentes países. Isso nos permitiu atribuir índices de risco a cada país coberto pelos dados”.

Os números obtidos identificaram os seguintes tipos de cartões brasileiros:

  • Crédito: 212.702
  • Débito: 11.807
  • Desconhecido: 1972

Cartões de crédito:

  • Mastercard: 131.931
  • VISA: 76.746
  • Elo: 4.025

Cartões de débito:

  • Mastercard: 5.943
  • Visa: 2.533
  • Hipercard: 1.986
  • Elo: 218
  • Maestro: 1.127

AWS disponibiliza ferramenta gratuita para aprender machine learning

A Amazon Web Services apresentou na quarta-feira o SageMaker Studio Lab, uma versão gratuita do Amazon SageMaker – o serviço AWS que ajuda os clientes a construir, treinar e implantar modelos de Machine Learning. Projetado para novatos em aprendizado de máquina, os usuários podem experimentar o SageMaker Studio Lab sem uma conta AWS, cartão de crédito ou qualquer conhecimento de configuração de nuvem. O serviço é baseado no JupyterLab de código aberto e fornece acesso gratuito aos recursos de computação da AWS. Fonte: ZD Net.

Leia também:

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Redes Sociais
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil