A gestão de TI não se concentra mais apenas em tecnologia da informação e sistemas de informação. Ela assumiu um papel mais abrangente, responsável por operações eficientes, comunicação eficaz, governança simplificada e inovação contínua. Como a tecnologia se tornou intrínseca à estratégia de negócios de sucesso, o gerenciamento de TI eficaz se tornou um pré-requisito para operar e manter um negócio de sucesso.
Neste artigo, examinamos mais de perto o gerenciamento de TI, sua crescente importância e as melhores práticas que podem ajudar as pequenas e médias empresas a gerenciar com eficiência sua infraestrutura e operações de tecnologia da informação para obter o máximo da tecnologia.
- O que é gerenciamento de TI?
- Qual a importância do gerenciamento de TI?
- O que faz um gestor de TI?
- Melhores práticas para gerenciar sua TI
O que é gerenciamento de TI?
O gerenciamento de TI é definido como o monitoramento, controle e uso dos recursos de tecnologia da informação de uma empresa, incluindo hardware, software e recursos humanos para atingir uma meta de negócios. A gestão de TI cresceu rapidamente e se tornou uma função crítica, à medida que um número cada vez maior de empresas está colocando a tecnologia da informação no centro de suas estratégias de negócios.
Mas o que torna a Tecnologia da Informação uma função crítica de negócios?
Qual a importância do gerenciamento de TI?
A TI é a espinha dorsal de todas as atividades de negócios. Conectividade de alta velocidade, processamento de dados, automação e inteligência artificial abriram novas portas, antes inimagináveis, para a qualidade de vida, eficiência e economias de escala, tornando os negócios mais eficientes e lucrativos. A tecnologia está tão interligada em todos os aspectos de nosso trabalho que é virtualmente impossível separar a tecnologia dos negócios.
Esta integração abrangente da tecnologia com os negócios tem, por um lado, sustentado o rápido sucesso dos negócios modernos, mas, por outro lado, também torna os negócios mais vulneráveis. De falhas de rede a ataques cibernéticos, há uma ampla gama de riscos que as empresas enfrentam diariamente.
Além disso, há também o fascínio de tecnologias emergentes, como blockchain e aprendizado de máquina (machine learning), que têm o potencial de revolucionar seus negócios. A adoção antecipada de tais tecnologias traz consigo seu próprio conjunto de desafios, incluindo maiores ameaças à segurança, como no caso de IoT, aumento de dívidas técnicas e riscos de mercado.
É por isso que o gerenciamento de TI desempenha um papel tão vital nos negócios modernos. É responsabilidade da função de TI garantir que qualquer tecnologia adotada esteja alinhada com os objetivos do negócio, seja segura e viável a longo prazo.
Para resumir, mais empresas estão sendo projetadas em torno da tecnologia do que o contrário. Essa crescente dependência da tecnologia coloca uma enorme demanda nos ativos de TI e o gerenciamento de TI adequado garante que essas demandas sejam atendidas de maneira oportuna, econômica e segura.
O que faz um gestor de TI?
O setor de TI é geralmente chefiado por um Chief Information Officer (CIO). Mas as empresas menores podem ter um departamento de TI e a função de liderança geralmente é chamada de Gerente de TI. Em qualquer caso, as responsabilidades que tal cargo acarreta serão semelhantes.
Suas responsabilidades são amplas – você determina planos de TI, define e monitora metas departamentais, estabelece fluxos de trabalho em equipe, escolhe a tecnologia na qual investir e facilita a colaboração em toda a organização. Resumindo, o trabalho que você faz mantém a equipe de TI e a empresa em geral avançando.
Dependendo da organização, você pode ser responsável por uma ou mais áreas funcionais, como arquitetura, infraestrutura, rede, segurança, desenvolvimento de software ou suporte. Em uma organização menor, você pode precisar de apenas alguns anos de experiência antes de se tornar um gestor. No nível corporativo, você normalmente precisa de 5 a 10 anos de experiência no gerenciamento de grandes equipes e infraestrutura e ambientes complexos.
Entre as principais atividades que um gestor de TI deve exercer está:
- Alinhar a tecnologia com os objetivos do negócio
- Construir e manter a infraestrutura de TI
- Atrair, motivar e desenvolver membros da equipe para alto desempenho
- Elaborar estratégias para aumentar a eficiência e lucratividade
- Gerenciar relacionamentos com fornecedores
Melhores práticas para gerenciar sua TI
Aqui estão 4 práticas recomendadas de gerenciamento de TI para ajudá-lo a garantir que seus ativos de tecnologia da informação tenham o desempenho máximo, estejam altamente disponíveis, sejam seguros e contribuam ativamente para a realização da meta geral de negócios:
1) Pare de “apagar incêndios” e comece a gerenciar ativamente
O modelo de break-fix está obsoleto. As organizações não podem mais operar sob a ideia tradicional de ligar para a TI apenas quando algo para de funcionar. A adoção das melhores práticas de operações de TI começa com o afastamento das organizações do modelo ad-hoc de TI, que só pode corrigir os problemas depois que já ocorreram, e em direção ao monitoramento e manutenção proativa.
2) Alinhe o gerenciamento de TI com o serviço
A forma como você encara sua TI pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua empresa. Visualizar as operações de TI na velha luz do “suporte técnico” de reparo não permite que você aproveite todas as vantagens da TI moderna. Os modelos de gestão de TI atuais mudam o foco do gerenciamento de aplicativos e infraestrutura e, em vez disso, concentram-se na compreensão de TI em relação aos seus objetivos de negócios. Os processos e fluxos de trabalho costumam ser projetados em torno da entrega de serviços e da experiência do cliente. Isso permite um maior ROI sobre os investimentos em TI e, ao mesmo tempo, aumenta a satisfação do cliente.
3) Criar metas e planejar para o sucesso
Um gerenciamento de TI eficaz requer que você defina claramente as funções de sua equipe de TI e responsabilize todos. As equipes de TI, especialmente aquelas em pequenas empresas, muitas vezes lutam para entender quais são suas responsabilidades e objetivos. Processos automatizados, sistemas de tíquetes e gerenciamento orientado a processos permitem que os profissionais de TI façam o melhor uso do tempo e dos recursos de TI.
4) Faça parceria com um provedor MSP confiável
Os proprietários de pequenas empresas muitas vezes precisam fazer escolhas difíceis quando se trata de investir e gerenciar expectativas. O desenvolvimento de equipes de TI internas pode ser extraordinariamente caro, e muitos dos objetivos de Gestão de TI que discutimos aqui podem parecer muito caros. Os provedores de serviços gerenciados (MSPs) ajudam a resolver esse problema dando às empresas acesso a especialistas em tecnologia, hardware e soluções que tornam a estratégia de operações de TI mais fácil de planejar e executar – mesmo dentro de um orçamento.
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