Fique por dentro de tudo que rolou nessa semana (26/07 – 01/08) através da curadoria da Viper IT. Separamos as notícias tecnológicas mais relevantes para te deixar ligado em tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo.
- Brasil é TOP 5 em ataques ransomware
- Cuidado com golpes: Vazaram fotos de 13 mil documentos e dados de 227 milhões de brasileiros
- Atenção: Bug com nível de criticidade 9,9 assombra Microsoft Hyper-V
- Fora do ar há 9 dias, CNPq revela o motivo da falha no servidor
- Utiliza o PayPal? Hackers estão usando phishing para obter acesso à conta
- Mercado de TI reaquece no Brasil e essas são as vagas mais procuradas
| Brasil é TOP 5 em ataques ransomware
No primeiro semestre, ataques de ransomware dispararam, excedendo o volume total de 2020 em somente seis meses, segundo a atualização semestral do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2021 publicada nesta quinta-feira, 29/07. Depois de registrar recordes de altas tanto em abril como em maio, a SonicWall identificou uma nova alta de 78,4 milhões de ataques de ransomware somente em junho. Cinco países sofreram ataques de ransomware de forma massiva: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Brasil. Os principais setores atingidos por esse aumento são educação, saúde e varejo. Fonte: Convergência Digital.
| Cuidado com golpes: Vazaram fotos de 13 mil documentos e dados de 227 milhões de brasileiros
Fotos de 13 mil documentos como RGs, CPFs e CNHs, além de dados de 227 milhões de brasileiros, foram colocados à venda em um fórum por dois cibercriminosos. De acordo com a empresa de cibersegurança Syhunt, em relatório enviado ao TecMundo, apenas a amostra possui dados de mais de 2,5 milhões de pessoas.
| Atenção: Bug com nível de criticidade 9,9 assombra Microsoft Hyper-V
Detalhes técnicos estão agora disponíveis para o bug que reside no switch de rede Hyper-V e afeta as implantações do Windows 10 e Windows Server 2012-2019.
Identificada como CVE-2021-28476, a falha recebeu pontuação de 9,9/10 na escala do sistema de pontuação comum de vulnerabilidades (CVSS) e sua exploração pode ser crítica para sistemas desatualizados. Explorar esse bug em máquinas não corrigidas pode ter um impacto devastador, pois permite travar o host (negação de serviço) ou executar código arbitrário nele.
Nós, da VIPER IT, trabalhamos com um sistema de gerenciamento e instalação de correções, que permite detectar quais são suas máquinas vulneráveis e corrigir seus 10, 50, 100 dispositivos de uma só vez, de maneira remota. Se você se preocupa com a segurança e com a sobrevivência do seu negócio, entre já em contato conosco. Fonte: Bleeping Computer.
| Fora do ar há 9 dias, CNPq revela o motivo da falha no servidor
Um servidor utilizado para armazenar a plataforma Lattes pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) queimou durante a tarde de segunda-feira (26), deixando o principal sistema de currículos virtual inacessível. Inicialmente, as redes sociais levantaram a possibilidade de o CNPq ter sido atingido por um ataque hacker. De maneira específica, um ransomware. O CNPq descartou a ação de cibercriminosos e disse que a origem do problema foi uma falha em um storage, que seria, segundo fontes do mercado da EMC, comprada pela Dell Technologies, mas não teria mais contrato de manutenção entre as partes. Fonte: TecMundo.
| Utiliza o PayPal? Hackers estão usando phishing para obter acesso à conta
Analistas do Cofense Phishing Defense Center, plataforma de detecção e resposta de e-mails de phishing, descobriram recentemente um ataque de phishing que usa credenciais do PayPal para atacar as vítimas e roubar informações bancárias, dados de cartão de crédito, nomes de usuário e senhas. De acordo com os especialistas do Cofense, o ataque não é muito sofisticado mas não parece suspeito, pois o link de URL é bastante sutil e a página falsa de phishing é similar à do site original. Fonte: CISO Advisor
| Mercado de TI reaquece no Brasil e essas são as vagas mais procuradas
Um levantamento realizado pela Revelo, plataforma especializada em recrutamento, aponta que o nível de profissionais contratados para o tecnologia já alcança os níveis pré-pandemia. Segundo a empresa, as contratações nos primeiros meses deste ano somam 95,6% do total registrado em 2019. Profissionais em programação e analistas são os mais procurados, seguidos por especialistas em sistemas, tecnologia da informação e designers.
Esse é um sinal claro de que é o melhor momento para investir em qualificação e capacitação de profissionais, especialmente no mercado de TI, onde a escassez de pessoas com habilidades técnicas é cada vez maior. Fonte: Olhar Digital.
Leia também: