Os golpistas se passam por suporte técnico da Microsoft, McAfee e Norton e enviam e-mails falsos pedindo a renovação de faturamento de antivírus populares para atingir o maior número de usuários que conseguirem. Em conversa com o responsáveis pelo site BleepingComputer, Nicolas Joffre, gerente regional de SOC da empresa de segurança de e-mail, Vade Sevure, foi descoberto que esse novo esquema de golpe teve início em março desse ano.
Esse golpe teve início com baixos volumes de e-mails, mas de maneira bastante acelerada, evoluiu para o volume de até 200.000 e-mails por dia. Segundo a Vade Secure, dês do início do golpe em março, já foi filtrado mais de 1 milhão desses falsos e-mails direcionado a seus clientes.
Essas falsas mensagens eletrônicas fingem ser comunicados de cobrança do Norton Lifelock, Microsoft e McAfee que informam que o usuário está sendo cobrado entre US $ 350 a US $ 399 por uma assinatura de 3 anos, mas caso queria pode ligar para fazer o cancelamento da possível assinatura. Os criminosos mudam constantemente os assuntos do e-mail, porém em todas as mensagens fingem ser uma cobrança de uma empresa de segurança popular.
Abaixo está um exemplo de uma das falsas mensagens desse suporte técnico, no caso dessa imagem, eles se passam por suporte do Norton Lifelock e afirma que o destinatário deve pagar US $ 349 por uma assinatura de três anos, mas pode ligar para o número incluído na mensagem, caso queria fazer o cancelamento.
___________________________________________________________________________________________
Por ser um aviso falso de cobrança, o resultado esperado é que o destinatário ligue para o número e venha a ser induzido a fornecer acesso remoto as suas maquinas. Quando os usuários efetuam as ligações para o telefone incluso na mensagem, os golpistas após conseguirem o acesso remoto, instalem vários softwares maliciosos na máquina do usuário.
Muitas pessoas são vítimas desse golpe e acabam fornecendo o acesso a seus computadores. O melhor que pode ser feito quando se recebe um e-mail desses é nunca ligar para esse número de telefone que eles informam na mensagem falsa. O usuário deve primeiramente visitar o site da empresa e entrar em contato com o número listado lá, para confirmar se a notificação recebida é verdadeira ou não.
Leia também: