Saiba tudo o que rolou durante essa semana (08/11 – 14/11) através da curadoria da Viper IT. Separamos as notícias tecnológicas mais relevantes para te deixar ligado em tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo.
- Vazamento de dados no Habib’s pode afetar mais de 3 bilhões de clientes
- Hackers atacam servidores de e-mail do FBI e disparam mensagens falsas
- Cloudflare sofre um dos maiores ataques DDOS da história
- Estudo revela por onde as pessoas mentem mais nas redes sociais
- Utiliza OneDrive no Windows 7 ou 8.1? Pode ir dizendo adeus…
Vazamento de dados no Habib’s pode afetar mais de 3 bilhões de clientes
Duas threads em um fórum de venda de dados oferecem informações que seriam provenientes da rede de fast food Habib’s. Em ambas, o conjunto de informações supera a marca de 3 milhões de clientes. O vazamento também consta em uma listagem pública e foi notificado a clientes da Serasa.
Em uma delas, o usuário oferece dois arquivos. Um deles teria como fonte o aplicativo mobile, enquanto os dados do outro seriam do back-end do sistema web. Ao todo, os dois somariam 1,8 GB de dados de usuários.
Em uma pequena amostra, o usuário exibe as colunas que estariam na base de dados:
- Nome
- Nascimento
- CPF
- Telefone
- IP
Em resposta ao incidente, a companhia esclarece que tomou conhecimento dos fatos e prontamente realizou a verificação de seus sistemas, não tendo identificado indícios de risco para os usuários. Fonte: Tecnoblog.
Hackers atacam servidores de e-mail do FBI e disparam mensagens falsas
Os servidores de e-mail do FBI foram alvos de ataques de hackers que conseguiram disparar mensagens falsas como se fossem legítimas. Pesquisadores acreditam que um dos objetivos dos cibercriminosos era disseminar mentiras sobre um analista de cibersegurança.
A organização The Spamhaus Project, que investiga o envio de spam via e-mail, foi quem detectou uma série de mensagens enviadas em nome do FBI sobre um “ataque em série sofisticado” que estaria afetando o destinatário do e-mail. O alerta dizia que o pesquisador Vinny Troia, falsamente acusado na mensagem de ter vínculos com grupos hackers, era quem estava por trás do suposto ataque.
As mensagens eram enviadas como se fossem de fato disparadas a partir dos servidores de e-mail do FBI. Ou seja, para os destinatários, poucos elementos denunciavam que aquilo se tratava de um golpe. De acordo com o site Bleeping Computer, mais de 100 mil endereços de e-mail receberam as mensagens. Fonte: Olhar Digital.
Cloudflare sofre um dos maiores ataques DDOS da história
Esta semana, a Cloudflare detectou e mitigou o maior ataque DDoS da empresa visto até hoje, que atingiu um pico pouco abaixo de 2 Tbps. Foi um ataque de múltiplos vetores combinando ataques de amplificação de DNS e inundações de UDP.
O ataque completo durou apenas um minuto e foi lançado por aproximadamente 15.000 bots executando uma variante do código Mirai original em instâncias do GitLab sem patch e dispositivos IoT.
No último trimestre, vimos vários ataques DDoS de um terabit e esse ataque continua a tendência de aumentar a intensidade do ataque.
Os ataques DDoS na camada de rede aumentaram no terceiro trimestre em 44% em comparação com o trimestre anterior. Embora o quarto trimestre ainda não tenha acabado, já ocorreram vários ataques de um terabit de potência direcionados aos clientes da Cloudflare. Fonte: Teknofilo.
Estudo revela por onde as pessoas mentem mais nas redes sociais
Em um novo estudo, com o intuito de medir a taxa de mentiras em por diferentes meios de comunicação virtual, foi observado que as pessoas contam mais mentiras por interação em mídias sociais que são síncronas, sem registro e quando os comunicadores estão distantes, como por telefone ou chamadas de vídeo. Em geral, as pessoas estão menos propensas a mentiras por interação social via e-mail. Curiosamente, porém, as diferenças entre as formas de comunicação eram pequenas. As diferenças entre os participantes – o quanto as pessoas variaram em suas tendências de mentira – foram mais preditivas das taxas de engano do que as diferenças entre a mídia. Fonte: Phys.
Utiliza OneDrive no Windows 7 ou 8.1? Pode ir dizendo adeus…
A Microsoft confirmou que o aplicativo desktop OneDrive interromperá a sincronização de arquivos com a nuvem para esses sistemas operacionais a partir de 1º de março de 2022. Dessa forma, depois de 1º de março, seus arquivos pessoais não serão mais sincronizados e devem ser acessados diretamente no OneDrive para web.
Para concentrar recursos em novas tecnologias e sistemas operacionais e fornecer aos usuários a experiência mais atualizada e segura, a Microsoft anunciou que a partir de 1º de janeiro de 2022, as atualizações não serão mais fornecidas para o aplicativo de desktop OneDrive em seus dispositivos com Windows 7, 8 e 8.1.
Se você estiver usando um desses sistemas operacionais, recomendamos atualizá-lo o mais rápido possível para o Windows 10 ou Windows 11 para evitar interrupções. Fonte: Microsoft.
Leia também: