Um programa antivírus é fundamental para manter seu computador mais seguro contra ameaças cibernéticas, incluindo vírus, malware, spyware e tudo o mais que você puder encontrar online. Quando você começar a procurar um antivírus, verá que existem algumas opções de antivírus gratuito no mercado. Muitos usuários acabam pensando que, se existem opções gratuitas disponíveis, por que não aproveitar?
O problema com esse pensamento é que o ditado “o barato sai caro” se aplica a programas antivírus grátis da mesma forma que a outros tipos de produtos.
Seu computador provavelmente é uma parte importante de sua vida. Além de usá-lo para entretenimento e para se manter conectado, muitos também usam seus computadores para negócios. O resultado final é que você precisa que seu computador funcione corretamente e não quer que os cibercriminosos roubem suas informações. Antes de tomar sua decisão sobre como proteger seu computador, você deve aprender sobre as desvantagens e riscos de utilizar um antivírus gratuito.
Proteção limitada
Você sabe por que as grandes empresas de antivírus fornecem uma versão gratuita? É apenas para obrigá-lo a comprar seu produto premium. Você já deve ter visto avisos dizendo ‘Esta é apenas uma versão básica, clique aqui para proteger seu computador completamente’ desde o primeiro dia de uso do antivírus gratuito.
Veja, as próprias empresas dizem que sua versão gratuita não oferece proteção completa. Eles não incorporam alguns recursos avançados e, ao mesmo tempo, mais necessários com as versões gratuitas. Como resultado, sua máquina ainda está sujeita a ameaças.
E, já está provado que os programas maliciosos, sendo criados hoje em dia, podem contornar qualquer antivírus gratuito disponível hoje, não importa o quão atraentes sejam suas promessas.
Falta de atualizações frequentes
A cada dia, novos vírus são lançados. Todos os dias, muitos sistemas são afetados. Portanto, é importante para um antivírus atualizar seu banco de dados.
Se você é um usuário de antivírus gratuito, não será capaz de obter atualizações regulares e, portanto, estará exposto a um grande número de ameaças.
No entanto, com um software antivírus pago, você é avisado se nenhuma atualização foi instalada por um longo tempo. E, quando você fornecer uma conexão com a Internet, ele será atualizado automaticamente sem incomodá-lo.
Falta de Suporte ao Cliente
Se você usa um programa antivírus gratuito, é muito provável que não haverá muito suporte ao cliente disponível. Afinal, por que uma empresa ofereceria suporte a pessoas que nem mesmo compraram seu produto? A quantidade de suporte disponível quando você usa um antivírus gratuito dependerá do fabricante, mas, em muitos casos, seu único suporte será em fóruns online e em bases de conhecimento.
Novamente, você precisa pensar no valor do seu próprio tempo em comparação com o custo de um programa antivírus. Vale a pena pesquisar online as respostas às suas perguntas, em vez de pagar uma pequena taxa mensal e obter acesso ao suporte pessoal? Você pode acabar perdendo tempo com perguntas que poderiam ser respondidas com um único telefonema, e-mail ou ao vivo por chat.
Compartilhamento dos seus dados
O seu programa antivírus gratuito está compartilhando seus dados? É provável, mas para ter certeza, você precisa ler as letras miúdas dos termos e condições. Esta é outra forma de o fabricante do programa antivírus gratuito ganhar dinheiro.
Os fabricantes também podem compartilhar seus dados se você usar um programa pago, mas é mais provável que haja uma opção de desativação. Se você escolher um programa gratuito, pode não ter uma palavra a dizer sobre o assunto.
Como podemos te ajudar
A escolha de um bom Antivírus Corporativo é imprescindível com o surgimento de novas ameaças a todo momento. Um antivírus pago irá funcionar para seus computadores como uma vacina, prevenindo de contrair vírus e o protegendo em tempo real de qualquer tipo de ameaça.
Já pensou em proteger seus dispositivos em tempo real com a melhor solução de antivírus do mercado com a melhor relação custo-benefício? Nós, da Viper IT, podemos te ajudar!
Não se esqueça: Investir em segurança cibernética é investir na sobrevivência do seu negócio.
.
Leia também: