fbpx
Notícias de TI da semana

Salários de Hacker, Instagram fora da Europa, Ataque à Vodafone – Notícias de TI

Fique por dentro de tudo que rolou nesta semana (07/02 – 13/02) através da curadoria da Viper IT. Separamos as notícias de TI mais relevantes para te deixar ligado em tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo.

“Hacker do bem” é um dos cargos em alta e com melhores perspectivas salariais

A segurança dos sistemas de TI e a proteção das informações das empresas estão entre as principais prioridades estratégicas dos executivos para este ano, de acordo com uma pesquisa da Robert Half. O levantamento, realizado no ano passado e para o qual foram ouvidos 100 CIOs/CTOs brasileiros, é utilizado como base pela empresa de recrutamento especializado para compor o “Guia Salarial 2022 Robert Half”.

O estudo elenca as posições mais aquecidas, principais certificações e as perspectivas salariais na área de segurança da informação. Embora o CSO/CISO (chief security officer/chief information security officer) ainda ocupe o topo das faixas salariais de cibersegurança, no guia deste ano o pentester, também chamado de “hacker do bem”, aparece como carreira do futuro, muito por conta da necessidade das companhias em minimizar as chances de ataques aos seus sistemas.

O salário para PenTester, conhecido com os “hackers do bem”, pode ter valor inicial de R$ 13.000 e chegar a R$ 17.850. Fonte: CISO Advisor. 

Facebook e Instagram poderão parar de funcionar na União Europeia

A Meta poderia “ser forçada” a fechar o Facebook e o Instagram na Europa se a troca, coleta e armazenamento de dados de cidadãos europeus e seu transporte para servidores nos EUA fossem proibidos pelas novas regras europeias de proteção da privacidade, previstas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (LGPD, na sigla em inglês) da UE.

A controladora do Facebook do Instagram apresentou o documento onde indica as ‘leis e regulamentos em evolução que determinam se, como e em que circunstâncias podemos transferir, processar e/ou receber determinados dados que são críticos para nossas operações, incluindo dados compartilhados entre países ou regiões em que operamos e os dados compartilhados entre nossos produtos e serviços”.

Ou seja, informações sobre usuários que – segundo Meta – deveriam poder circular livremente de servidores americanos para europeus, e de uma rede social para outra.

Segundo a Meta, se isso mudar, “poderia ​​afetar nossa capacidade de fornecer nossos serviços, a maneira como entregamos nossos serviços ou nossa capacidade de direcionar anúncios, o que pode afetar negativamente nossos resultados financeiros”.

Resumindo: se algumas leis de privacidade fossem alteradas, isso poderia afetar a própria “capacidade de fornecer nossos serviços” na União Europeia. Fonte: Exame.

Ataque à Vodafone: Invasão a operadora afeta bombeiros e emergência médica

O presidente da operadora telefônica da Vodafone Portugal confirmou nesta terça-feira que a operadora foi vítima de “ato criminoso” com o objetivo de tornar a rede indisponível. Desde segunda-feira à noite que vários utilizadores desta operadora se viram afetados pelo ataque. A invasão afetou serviços dos Bombeiros, a rede Multibanco e alguns hospitais. 

Alguns usuários de outros países disseram ter notado problemas também nas operações do Reino Unido. Foi afetada a prestação de serviços baseados em redes de dados, de 3G a 5G, serviços fixos de voz, serviços de streaming de televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

Fonte: Público.

Mais ataques aos governos: Sites do governo do RS ficam fora do ar após invasão.

Os sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (8) após um ataque cibernético. Os painéis de controle de mortes e casos por Covid-19 e da vacinação contra a doença seguem no ar.

Em contato com o Palácio Piratini, foi informado que “houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS” e que todas as providências já foram tomadas.

Os serviços foram retomados por volta das 19h30. Segundo o governo, o ataque aos sistemas se deu em um ambiente restrito e não gerou perda de dados ou vazamento de informações pessoais.

“A discussão sobre a segurança da informação é uma necessidade do mundo atual e uma constante no governo, por isso já vínhamos adotando uma série de medidas que permitem minimizar os impactos. O trabalho auxilia a evitar esse tipo de ocasião, mas, ainda assim, é possível de ocorrer”, disse o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. Fonte: G1.

Patch Tuesday de Fevereiro: Microsoft corrige 48 falhas

A Microsoft lançou nesta semana o Patch Tuesday de Fevereiro com 48 correções de segurança para seus softwares, incluindo um reparo que resolve uma vulnerabilidade de dia zero que pode ser ativamente explorada por agentes mal-intencionados. 

Para ter acesso a lista completa de vulnerabilidades que você precisa estar atento, clique aqui.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil