A automação de TI é uma característica importante de qualquer negócio de sucesso, especialmente aquele que está passando por uma transformação digital. Orquestrar a automação de TI leva a uma maior eficiência e pode se estender a um modelo de negócios de hiper automação em que a automação existe em todas as partes do negócio.
Se você está pensando em automatizar sua TI, deixe este artigo ser seu guia. Aqui iremos explicar:
O que é automação de TI?
Automação de TI é o processo que define regras para tarefas de TI para que possam ser concluídas, automaticamente ou mediante acionamento, por uma máquina.
A automação permite que as pessoas trabalhem em áreas de TI onde seus esforços são mais bem gastos, como criar estratégias ou desenvolver (e não em tarefas rotineiras, como redefinições de senha). Na prática, a automação de TI substitui tarefas manuais por automáticas em áreas importantes como:
- Data centers
- Implantações na nuvem
- Service desk
- Desenvolvimento
Quando se trata de automatizar tarefas de TI, há um amplo escopo a ser considerado. A automação pode ser tão mínima quanto automatizar tarefas pontuais individuais ou tão intensa quanto implantações completas automáticas.
Como aplicar a automação de TI no seu negócio
Existem vários usos para automação de TI. Conte com a automatização das seguintes áreas para maior eficiência em sua organização:
Processos em nuvem
Com empresas executando ambientes de nuvem híbrida e multi-cloud, nunca foi tão importante automatizar os processos rotineiros de nuvem. Ao incluir a automação de TI em suas operações da nuvem, você pode se aproximar da execução de tarefas com eficácia máxima.
Para começar a automatizar a nuvem, selecione processos individuais e clusters de nuvem para automatizar. É importante que essas nuvens não sejam as mais importantes ainda. Comece pequeno e, à medida que for desenvolvendo o sucesso, você pode expandir para automatizar nuvens mais vitais.
Service desk
O service desk é uma área que toda empresa tem (ou deveria ter!) que está pronta para automatizar. Há muitas áreas em que automatizar tarefas descomplicadas pode ter um impacto imediato, como:
- Triagem de tíquetes de entrada
- Gerenciamento de atualização do cliente
- Monitoramento e conformidade de SLA
- Tarefas comuns e repetitivas
- Encerramento do tíquetes antigos
DevOps e desenvolvimento de software
A automatizar é um princípio fundamental do DevOps. Sem automação em sua prática de desenvolvimento de software, você provavelmente não está adotando totalmente o DevOps. A automação de DevOps pode ser aplicada em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC), especialmente em:
- Automação de implantação (CI/CD)
- Automação de testes
- Monitoramento
- Gerenciamento de logs
Configuração
Realizar a configuração é uma dessas atividades necessárias quando você administra um negócio com dispositivos de TI. Com vários serviços de nuvem, servidores, redes e ambientes, não faltam coisas para configurar. Ao automatizar as configurações, você pode:
- Certificar que os ambientes estão configurados corretamente
- Reduzir erros de configuração
- Aumentar a produtividade geral
Provisionamento de recursos
Ao trabalhar com TI, o provisionamento de recursos é essencial. O provisionamento de recursos se refere ao compartilhamento e alocação de espaço e acesso do usuário a servidores, programas e processos em nuvem necessários para realizar seu trabalho com eficiência. E é um ótimo lugar para automatizar.
Monitoramento e resposta
A automação de processos de segurança, como monitoramento e resposta, pode ajudar os profissionais de TI a descarregar processos de segurança de rotina para que possam se concentrar em coisas como correções de bugs, testes e problemas de infraestrutura.
Benefícios da automação de TI
Existe muitos benefícios dessa prática. Aqui estão alguns dos que acreditamos serem os mais críticos para os negócios digitais:
Economize dinheiro e recursos
Com a produtividade no pico da eficiência com as automações, consequentemente as empresas economizam dinheiro. Além disso, os gastos com mão de obra também são reduzidos e os trabalhadores gastam tempo e recursos trabalhando em tarefas mais importantes e de valor agregado. O resultado pode ser uma economia significativa de custos.
Aumente a velocidade e a eficiência
Enquanto o custo diminui com a automação de TI, a eficiência operacional aumenta. O desenvolvimento fica mais rápido quando tarefas demoradas, como configuração, são retiradas dos desenvolvedores e implementadas automaticamente. Isso também resulta em:
- Ambientes consistentes
- Testes mais refinados
- Melhores produtos e serviços em geral
Melhora na segurança
A automação ajuda as empresas a aumentar sua segurança. Ao remover tarefas demoradas e cheias de esforço, como monitoramento, das responsabilidades do desenvolvedor por meio da automação, os desenvolvedores e outros profissionais de segurança cibernética podem se concentrar proativamente na prevenção de vulnerabilidades e ameaças de se tornarem problemas maiores.
Menos erros
Ao automatizar os processos de TI, você reduz a chance de erro humano. Como resultado, ocorrem menos erros e uma empresa sem erros é mais eficiente e melhor no atendimento aos clientes. Com menos chance de erro humano, sua empresa pode se concentrar no que você faz melhor, não na resolução de problemas.
Como podemos te ajudar
Cansado de perder tempo e dinheiro com as tarefas repetitivas da sua TI? Nós temos a solução: o KACE SMA. O KACE ajuda você a cumprir todas as suas necessidades de gerenciamento de endpoint, te permitindo automatizar todas suas tarefas administrativas, inventariar todo o hardware e software, aplicar cronogramas de patch para aplicações e sistemas operacionais de missão crítica, reduzir o risco de violação e ainda garantir a conformidade com licenças de software. Conheça mais da nossa solução completa de automação e gerenciamento de TI: