A adoção da computação em nuvem está aumentando a cada ano, e não demorou muito para ver por quê. As empresas reconhecem os benefícios da computação em nuvem e veem como eles impactam sua produção, colaboração, segurança e receita. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que exatamente é Cloud Computing (Computação em Nuvem) e quais suas vantagens e benefícios seus negócios.
O que é Cloud Computing?
A computação em nuvem se refere a qualquer tipo de serviço hospedado fornecido pela Internet. Enquanto a computação comum exige que você use programas, recupere arquivos ou armazene dados em hardware ou componentes conectados a um computador principal, a computação em nuvem geralmente inclui servidores, bancos de dados, software, redes e outras funções de computação que podem ser operadas por meio da internet.
Arquivos e programas armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar pelos usuários do serviço, eliminando a necessidade de estar sempre próximo ao hardware físico. No passado, por exemplo, documentos e planilhas criados pelo usuário tinham que ser salvos em um disco rígido físico ou unidade USB. Sem algum tipo de componente de hardware, os arquivos ficavam completamente inacessíveis fora do computador em que foram originados.
Graças à nuvem, poucas pessoas se preocupam mais com discos rígidos queimados ou drives USB perdidos ou corrompidos. A computação em nuvem torna os documentos disponíveis em todos os lugares porque os dados, na verdade, residem em uma rede de servidores hospedados que transmitem dados pela Internet.
Vamos agora dar uma olhada em nossas 5 principais vantagens do cloud computing:
1. Economia de custos
Se você está preocupado com o preço que viria com a mudança para a computação em nuvem, você não está sozinho. 20% das organizações estão preocupadas com o custo inicial de implementação de um servidor baseado em nuvem. Mas aqueles que estão tentando pesar as vantagens e desvantagens de usar a nuvem precisam considerar mais fatores do que apenas o preço inicial, eles precisam considerar o ROI.
Quando estiver na nuvem, o fácil acesso aos dados da sua empresa economizará tempo e dinheiro no início do projeto. E, para aqueles que estão preocupados com a possibilidade de pagarem por recursos que não precisam nem desejam, a maioria dos serviços de computação em nuvem é paga conforme o uso. Isso significa que, se você não tirar proveito do que a nuvem tem a oferecer, pelo menos não precisará gastar dinheiro com isso.
O sistema pré-pago também se aplica ao espaço de armazenamento de dados necessário para atender às suas partes interessadas e clientes, o que significa que você terá exatamente o espaço necessário e não será cobrado por qualquer espaço que não ocupar. Juntos, esses fatores resultam em custos mais baixos e retornos mais altos.
2. Escalabilidade
Um grande benefício da computação em nuvem é a escalabilidade. Ao contrário da compra de hardware adicional para datacenters locais, os serviços de nuvem pública podem aumentar rapidamente conforme necessário. Por outro lado, conforme a necessidade de um determinado recurso (como espaço em disco ou unidades de processamento central) diminui, sua organização pode facilmente reduzir. Esse modelo de fácil aumento e redução garante que as organizações tenham os recursos de que precisam, quando precisam. Os provedores de serviços também introduzem rapidamente novos serviços e soluções em nuvem e os trazem ao mercado com mais rapidez, um benefício adicional da computação em nuvem. O que costumava levar meses agora leva apenas alguns dias.
3. Recuperação de desastres
Um dos fatores que contribuem para o sucesso de um negócio é o controle. Infelizmente, não importa o quão controlada sua organização possa estar quando se trata de seus próprios processos, sempre haverá coisas que estão completamente fora de seu controle e, no mercado de hoje, mesmo uma pequena quantidade de tempo de inatividade pode ter um efeito extremamente negativo . O tempo de inatividade em seus serviços leva à perda de produtividade, receita e reputação da marca.
Mas, embora não haja como evitar ou mesmo antecipar os desastres que podem prejudicar sua organização, há algo que você pode fazer para ajudar a acelerar sua recuperação. Os serviços baseados em nuvem fornecem recuperação rápida de dados para todos os tipos de cenários de emergência, desde desastres naturais a quedas de energia.
4. Eficiência de colaboração
A colaboração em um ambiente de nuvem oferece à sua empresa a capacidade de se comunicar e compartilhar com mais facilidade fora dos métodos tradicionais. Se você estiver trabalhando em um projeto em diferentes locais, poderá usar cloud computing para fornecer aos funcionários, contratados e terceiros acesso aos mesmos arquivos. Você também pode escolher um modelo de computação em nuvem que facilite o compartilhamento de seus registros com seus consultores e colaboradores.
Além disso, as funções e permissões da nuvem ajudam a melhorar a visibilidade e o monitoramento de quem fez o quê e quando, para evitar conflitos e confusão. Diferentes ambientes de nuvem podem ser construídos para fins específicos, como teste, controle de qualidade, demonstração ou pré-produção. É muito mais fácil colaborar de maneira transparente e a nuvem incentiva isso.
5. Segurança de dados
Uma das maiores preocupações de todas as empresas, independentemente do tamanho e do setor, é a segurança de seus dados. Violações de dados e outros crimes cibernéticos podem devastar a receita de uma empresa, a fidelidade do cliente e o posicionamento da marca.
A nuvem oferece muitos recursos de segurança avançados que garantem que os dados sejam armazenados e tratados com segurança. Recursos como permissões granulares e gerenciamento de acesso por meio de funções federadas podem restringir o acesso a dados confidenciais apenas aos funcionários que precisam acessá-los, reduzindo assim a superfície de ataque para agentes mal-intencionados.
Os provedores de armazenamento em nuvem implementam proteções básicas para suas plataformas e os dados que processam, como autenticação, controle de acesso e criptografia. A partir daí, a maioria das empresas complementa essas proteções com medidas de segurança próprias para reforçar a proteção de dados na nuvem e restringir o acesso a informações confidenciais na nuvem.
Como podemos te ajudar?
Ao usar uma solução baseada em nuvem, uma empresa pode evitar muitos problemas que afetam as organizações que dependem da infraestrutura local.
Se você tiver alguma dúvida sobre como adotar a nuvem de forma eficaz para o seu negócio, ou como otimizar o desempenho da nuvem e reduzir custos, entre em contato conosco hoje para ajudá-lo com suas necessidades de desempenho e segurança.
