fbpx
MSP: Como escolher o provedor de serviços gerenciados ideal?

MSP: Como escolher o provedor de serviços gerenciados ideal?

Na busca pelo melhor parceiro de TI, muitos fatores devem ser considerados. O estilo de negócios deles será adequado para sua empresa? Eles são fáceis de comunicar quando há um problema? Eles podem visitar o local, se necessário? Como é o serviço após o horário comercial? Ao considerar um provedor de serviços gerenciados (MSP), pode haver uma quantidade enorme de perguntas que você deseja fazer. Para tornar o processo um pouco mais fácil, compilamos uma lista dos fatores mais importantes a serem considerados com base em nossa experiência no setor.

O que é MSP?

Você deve ter lido o termo ‘MSP’ e se perguntou o que significa. A abreviatura significa vem do inglês Managed Services Provider e significa provedor de serviços gerenciados. Este é um conceito em que as empresas terceirizam determinados serviços de TI para empresas especializadas. Basicamente, uma empresa permite que o provedor de serviços gerenciados (MSP) monitore e gerencie seus servidores, firewalls, roteadores e/ou switches a partir de um console centralizado. 

Quais funções um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) executa?

Abaixo estão as principais atividades geralmente desempenhadas por MSPs:

  • Gerenciamento da infraestrutura de TI
  • Segurança cibernética aos sistemas de TI
  • Suporte técnico à equipe
  • Gerenciamento de contas de acesso de usuário em sistemas de clientes

Os MSPs podem oferecer armazenamento remoto ou servidores e fornecer software como serviço. Alguns provedores de serviços gerenciados também fornecem apenas conhecimentos de TI difíceis de encontrar para evitar problemas no sistema de um cliente ou ajudar os usuários com dificuldades de uso.

Pontos chaves para escolher um bom provedor de serviços de TI

1. Conhecimento técnico e experiência no mercado

Contratar um provedor de serviços gerenciados (MSP) com experiência técnica e de mercado parece óbvio, certo? Claro, mas como você pode determinar como é essa experiência quando você não está no setor? Um verdadeiro MSP especialista terá uma equipe de suporte para uma solução rápida e eficiente de problemas. A eficiência geral da equipe pode ser encontrada perguntando-se sobre o tempo médio de resolução de problemas. Outro método testado e comprovado para determinar a experiência da equipe é a estabilidade e a retenção da equipe. Com documentação consistente e precisa que é comunicada por toda a equipe de TI, um grande MSP será capaz de fornecer à sua empresa o melhor suporte.

2. Suporte confiável

No mundo dos negócios, 5 minutos podem reduzir um prejuízo imenso. O tempo mínimo de inatividade é crucial para qualquer operação comercial e certificar-se de que há uma equipe de suporte confiável ao seu lado pode evitar paradas desnecessárias. No mundo MSP, isso pode ser medido usando o tempo médio do tíquete e a taxa de resolução do primeiro contato, para citar alguns. A comunicação transparente, rápida e eficiente deve ser um componente-chave para o discurso de vendas de qualquer provedor de TI.

Muitos provedores de serviços de TI gerenciada falam frequentemente sobre sua capacidade de fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana para sua infraestrutura. O que eles geralmente não falam, no entanto, é o que fazem para detectar e cuidar de ameaças em potencial antes que se tornem um problema.

Os provedores de primeira linha entendem que a prevenção é tão importante, senão mais, do que lidar com os desastres quando eles acontecem. Ao falar com provedores  de TI em potencial, pergunte-lhes sobre seu processo de suporte e descubra se eles se concentram tanto na prevenção quanto na reação.

3. Personalização e escalabilidade

Embora você queira aprimorar os fornecedores que trabalharam com organizações de tamanhos semelhantes, ainda é importante que eles não estejam simplesmente oferecendo soluções “padronizadas”. Converse com provedores em potencial sobre suas necessidades tecnológicas específicas para como você gostaria que sua rede fosse executada e certifique-se de que eles sejam capazes de lidar com isso.

Além disso, pergunte sobre como eles lidam com a escalabilidade para garantir que você possa expandir seus negócios com eficiência, sem ter que se preocupar com a possibilidade de sua infraestrutura te deixar na mão.

4. Parceria Transparente e Honesta

A confiança é tudo ao tomar uma grande decisão de compra. Você compraria um carro de um vendedor em quem não pode confiar? A chave para encontrar um parceiro de negócios transparente e honesto é fazer perguntas. Alguém com um amplo histórico no setor deve ser capaz de analisar os piores cenários, problemas anteriores do cliente que ajudaram a resolver e pode até ser capaz de ajudar com um problema que seu antigo provedor não conseguiu resolver.

5. Planos de serviços

Os provedores de TI gerenciados geralmente seguem um dos três estilos de planos de serviços: tudo incluído, por usuário ou por dispositivo. Na maioria dos casos, um pacote com tudo incluído é melhor para escritórios com 10 a 74 estações de trabalho. Normalmente consistem em monitoramento e gerenciamento, segurança cibernética, helpdesk, backup e recuperação de desastres.

A opção de pacote por usuário é ótima para empresas menores que podem não precisar de um pacote com tudo incluído. Lembre-se de que, se a equipe não precisar de suporte técnico com frequência, uma empresa pode estar gastando demais com o modelo de precificação por usuário.

Sua empresa já tem algum suporte interno de TI, mas deseja proteger os dispositivos dos funcionários de alto nível? Então, a opção por dispositivo pode ser para você. O pacote por dispositivo normalmente oscila mais no lado a-la-carte, com preços variáveis ​​com base no número de dispositivos, entre outros fatores.

Precisa de uma solução personalizada com base nas suas necessidades? 

Nós, da Viper IT, proporcionamos há mais de 13 anos o máximo de performance em toda a infraestrutura operacional, o que libera as empresas a focar no que é mais importante: seu negócio.

Oferecemos uma ampla gama de serviços de TI, desde suporte de helpdesk até a execução de projetos e gerenciamento de TI. Podemos gerenciar suas operações de TI completas ou auxiliar sua equipe de TI interna nas operações de TI do dia a dia. 

Clique no botão abaixo e solicite já uma demonstração, sem compromisso, com nossos especialistas:

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil