fbpx
7 sinais que sua empresa precisa de suporte de TI

4 sinais que sua empresa precisa de suporte de TI

A TI cumpre hoje um papel fundamental no dia a dia das empresas e é peça-chave para manter a operação segura e contínua, otimizar o tempo da equipe e tornar o negócio competitivo. Contar com um suporte de TI eficiente está sendo um dos segredos para alcançar o sucesso dos negócios.  

Uma TI estratégica eleva a empresa a um novo patamar, mas elaborar uma infraestrutura eficiente, com profissionais especializados, ágeis e sempre disponíveis não é uma tarefa fácil e muito menos barata.

Assim, terceirizar seus serviços de TI pode ser um ótimo negócio para pequenas e médias empresas, uma vez que você obtém acesso a todo um departamento de TI por 10-15% do custo de contratação de sua própria equipe.

Mas quando você deve contratar um provedor de serviços de TI externo? Aqui estão 4 sinais de que você precisa de suporte de TI para sua empresa:

1. Você já sofreu uma violação de segurança de TI mais de uma vez

Muitas empresas tendem a pensar na segurança cibernética como um projeto único. Você configura políticas básicas de segurança de TI, implementa algumas ferramentas de segurança cibernética e depois esquece. Depois de implementar seus controles de segurança de TI, você pode ser levado a uma falsa sensação de segurança. Isso é muito comum se não houver incidentes de segurança de TI por um longo período.

É um equívoco comum entre proprietários de pequenas empresas que eles são um alvo muito pequeno para os cibercriminosos. Isso não pode estar mais longe da verdade, conforme mostrado pelo Relatório de investigações de violação de dados de 2019 da Verizon. Ele afirma que 43% dos ataques cibernéticos foram direcionados a pequenas empresas. O que é mais interessante é que apenas 14% das pequenas empresas classificam sua segurança cibernética como altamente eficaz.

O excesso de confiança e a falta de preparação tornam sua empresa vulnerável a infecções por malware, ataques de ransomware e violações de dados. Não importa o quão pequeno seja um incidente de segurança, você nunca deve ignorá-lo. Um clique inocente em um link de aparência inofensiva em um e-mail de spam pode paralisar todo o seu negócio. Portanto, se você passou por mais de um incidente de segurança nos últimos meses, precisa contratar um suporte técnico confiável.

Uma empresa de serviços de TI experiente irá:

  • Ajudá-lo a eliminar os maus hábitos comuns de segurança cibernética,
  • Implementar práticas recomendadas de segurança de TI e padrões da indústria,
  • Monitorar suas políticas de segurança de TI e mantenha-as atualizadas com os desenvolvimentos mais recentes em segurança,
  • Realizar testes de segurança e exercícios de phishing para detectar e corrigir vulnerabilidades antes que sejam exploradas,
  • Educar regularmente seus funcionários sobre ameaças de segurança cibernética e medidas preventivas
  • Configurar um plano abrangente de backup e recuperação de desastres.

Falando em backups, você sabe como funciona o seu?

2. Você não sabe como anda o seu plano de Backup e Recuperação (Aliás, você tem um plano?)

Todas as semanas, 140.000 discos rígidos travam somente nos Estados Unidos. Mas essa não é nem a parte assustadora. De acordo com dados coletados pelo Boston Computing Network, 60% das empresas que perdem seus dados fecham 6 meses após o desastre.

Devido às rápidas melhorias nas tecnologias de HDD e SSD, cada vez mais dados estão sendo armazenados em um único dispositivo. Isso traz consigo o risco inerente de perder seus dados devido a roubo, exclusão acidental, ransomware ou falha do disco rígido.

Este é o pior pesadelo de qualquer empresário ou gestor de TI. Colocar sua empresa de volta ao nível de trabalho atual será um grande desafio e a perda de dados pode causar uma enorme perda de receita. Sua empresa pode ser capaz de lidar com isso. Porém, o mais importante é que os clientes nunca mais poderão confiar em você com seus dados.

Mesmo quando enfrentam riscos comerciais tão graves, muitas pequenas e médias empresas não têm um plano de backup e recuperação adequado. Daqueles que têm um plano de backup, muitos não têm ideia de como eles funcionam, se é que funcionam.

Seu serviço de suporte de TI irá ajudá-lo a:

  • Identificar o que precisa de backup
  • Escolher o tipo certo de backup – local, nuvem ou híbrido
  • Criar um sistema de recuperação de desastres eficaz

3. Sua empresa está crescendo

Quando você está expandindo seu negócio, precisa se concentrar em muitas coisas. Expansão de escritórios, contratações, administração, estrutura da empresa, manutenção de sua cultura e planejamento financeiro, entre outros. Você deve tentar delegar ou terceirizar o máximo possível dessas atividades. Isso permitirá que você tenha tempo para se concentrar nas mais importantes: contratação, cultura e planejamento financeiro.

Na verdade, dimensionar sua infraestrutura de TI é a última coisa que você gostaria de fazer enquanto sua empresa está crescendo. Conforme sua empresa cresce em tamanho, as complexidades em sua infraestrutura e operações de TI também aumentam. Mas eles não crescem apenas linearmente, mas exponencialmente. Obter o gerenciamento de TI adequado lhe dará o seguro de que você precisa para trabalhar sem estresse e se concentrar no crescimento de seus negócios da maneira certa.

Uma empresa de serviços de TI gerenciados pode não ser capaz de prevenir completamente os problemas de TI. Mas obter o suporte de TI certo para sua pequena empresa reduzirá o número de problemas de TI e sua gravidade.

Outro benefício de usar um service desk de TI durante o dimensionamento é que eles o ajudarão a evitar “dívidas técnicas”. Decisões rápidas quanto à compra de equipamentos ou serviços, adoção de novas tecnologias sem previsão ou planejamento de trabalho podem parecer adequadas no curto prazo mas levará ao acúmulo de dívida técnica que prejudicará a produtividade e o crescimento no futuro.

Portanto, se sua empresa está crescendo, planeje seu crescimento da maneira certa. A contratação de serviços de TI para o seu negócio não apenas ajudará a facilitar o dimensionamento, mas também tornará o crescimento futuro mais fácil.

4. Você está sempre com problemas urgentes de TI 

Quando você combate problemas de TI, está sempre tentando recuperar o atraso. Você ficará atrás de seus concorrentes que tratam a TI como parte integrante de seus negócios. Com muita frequência, vemos profissionais de  TI ocupados em resolver problemas de usuários ou consertar equipamentos com defeito. Essas tarefas desviam o foco de suas responsabilidades principais. Ao terceirizar as tarefas e o gerenciamento de seu ambiente de TI para um provedor de serviços gerenciados, sua equipe – aqueles que trabalham na TI e em outras áreas também – podem permanecer focados em prioridades mais importantes.

5. Seu investimento em tecnologia não está dando o ROI desejado

Gerenciar suas operações de TI é um grande desafio. É um desafio ainda maior quando você tem pouco ou nenhum conhecimento de TI. 

Portanto, é muito frustrante quando você investe em uma nova tecnologia e ela não funciona como o esperado. Por exemplo, você compra um equipamento de rede WiFi caro acreditando que ele resolverá seus problemas de WiFi instáveis. Mas seu escritório está localizado em uma área densamente povoada, onde há uma empresa em cada prédio e uma competição implacável por frequências sem fio. Sem a instalação e configuração adequadas, o seu equipamento de rede pouco pode fazer para melhorar a sua conectividade sem fio.

Fazer as coisas funcionarem no ambiente de negócios é difícil devido às complexidades que surgem da matriz de compatibilidade dos dispositivos e aplicativos usados. A má tomada de decisão e a falta de previsão podem fazer a TI parecer um centro de custos que continua esgotando seu orçamento.

Um provedor de serviços de TI experiente o ajudará a evitar as armadilhas comuns da tecnologia. As empresas de suporte técnico de TI podem utilizar seu vasto conjunto de recursos e ampla experiência no fornecimento de suporte de informática. Eles irão prepará-lo para o sucesso, implementando as melhores práticas do setor e soluções de TI personalizadas.

Como podemos te ajudar?

Nós, da Viper IT, proporcionamos há mais de 13 anos o máximo de performance em toda a infraestrutura operacional, o que libera as empresas a focar no que é mais importante: seu negócio.

Oferecemos uma ampla gama de serviços de TI, desde suporte de helpdesk até a execução de projetos e gerenciamento de TI. Podemos gerenciar suas operações de TI completas ou auxiliar sua equipe de TI interna nas operações de TI do dia a dia. 

Clique no botão abaixo e solicite já uma demonstração, sem compromisso, com nossos especialistas:

Kit de Checklists de Monitoramento

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil