No mundo agitado de hoje, o email é fundamental para a comunicação. Mas o que acontece quando algo dá errado e sua segurança fica comprometida? Vírus, golpes de phishing e violações de informações são extremamente comuns, têm custos elevados e representam um risco enorme para a segurança no email.
As reuniões presenciais agora são reuniões virtuais e comunicações importantes que documentam e fecham negócios são feitas por meio de comunicações por email.
Infelizmente, o email é o mesmo canal de escolha para invasores entrarem em seu sistema e obterem acesso a informações confidenciais, como números de cartão de crédito, dados pessoais de trabalho e muito mais.
Aqui, cobrimos algumas das melhores práticas que você precisa saber para atualizar sua segurança de email e garantir que todos permaneçam vigilantes contra todas as ameaças de email.
1. Use uma senha forte no seu email
Você ficaria surpreso com quantas pessoas usam “123456” e “123456789” como senha. Com mais de 3 milhões de pessoas usando essas duas senhas, usar uma senha forte é algo sobre o qual realmente devemos conversar.
Isso não se refere apenas à segurança do e-mail comercial, mas até mesmo suas contas pessoais estão em perigo. Ladrões, por exemplo, não perdem tempo destruindo sua porta, eles gastam a maior parte de seus esforços para arrombar a fechadura. Por mais que seja um roubo, é a maneira mais discreta de chegar à sua porta. No final das contas, sua senha tem o mesmo propósito. Quanto mais fácil for sua senha, maior será a probabilidade de eles violarem sua conta.
Aqui estão algumas maneiras de escolher suas senhas:
✓ Use letras maiúsculas e minúsculas
✓ Inclui números e caracteres especiais
✓ Afaste-se de aniversários, cidades natais ou qualquer outra coisa pessoal
✓ Use frases em vez de palavras
Quer saber mais sobre isso? Temos um post sobre Como criar senhas fortes e seguras
2. Ative a autenticação multifatorial (É mais simples do que você imagina)
Parece que apenas um usuário profissional de TI pode fazer isso, mas utilizar a autenticação multifatorial não é tão técnico. É apenas adicionar um outro escudo à sua conta – uma segunda fechadura na porta. Felizmente, quase todas as plataformas de e-mail oferecem autenticação de dois fatores, mas sinta-se à vontade para usar outro provedor de e-mail se o seu sistema atual ainda não oferecer essa funcionalidade essencial.
Basicamente, mesmo se um hacker conseguir adivinhar sua senha “123456”, ele será barrado por sua autenticação de dois fatores – o que significa que ainda há um código que ele deve inserir antes de dar uma espiada em seus emails. Normalmente, esses códigos são enviados a você por SMS, e-mail, chamadas de voz ou aplicativos de senha única baseada em tempo (TOTP).
3. Não abra anexos de email inesperados ou não confiáveis
Os anexos de email são uma forma super comum de infiltração de malware. Antes de abrir um anexo, instrua seus colaboradores a perguntar:
- Estou esperando esse anexo?
- O remetente é alguém da minha organização ou em quem posso confiar?
- O formato parece adequado para este tipo de anexo?
- O próprio email menciona algo sobre um anexo?
Em caso de dúvida, não abra o anexo. É melhor confirmar o conteúdo do anexo com o remetente, apenas para se certificar de que não contém nada malicioso que pode invadir seu sistema e vazar seus dados.
Proteja a caixa de entrada de seus colaboradores usando soluções de segurança de email de endpoint, além de um provedor de email que detecte spam. Essas soluções geralmente são diferenciais incluídos no antivírus para garantir que links e anexos maliciosos tenham pouco impacto em seu sistema. Conheça mais sobre a solução número #1 segurança cibernética do mercado.
4. Evite fornecer seu endereço de email
Minimize a oportunidade de os cibercriminosos entrarem em seu sistema, certificando-se de que as contas comerciais sejam usadas apenas para negócios. Nem todo mundo precisa saber seu email comercial.
Com sites agora pedindo seus endereços de email para qualquer ação, sempre que você puder evitá-los, faça-o. Lembre-se sempre de que seu endereço de email profissional será usado apenas para newsletters e atualizações internas. Alguns sites, no entanto, podem, de maneira ilícita, vender suas informações a estabelecimentos de terceiros e expô-lo a ameaças ainda maiores.
5. Forneça treinamento profissional para sua equipe
De acordo com o Relatório de Violação de Custos de Dados de 2020 da IBM, o custo das violações causadas por erro humano é de uma média de US $ 3,3 milhões.
Um deslize é caro quando se trata de segurança de email.
Não importa as ameaças que você enfrenta, confiar apenas em ferramentas não protegerá os ativos da sua organização 100% do tempo. Haverá lacunas em seu sistema de segurança.
E quando seu sistema falha, funcionários competentes são a única coisa que fica entre o invasor e seus ativos, sejam dados confidenciais ou fundos.
Certifique-se de que sua última barreira de defesa esteja funcionando tão bem quanto outras partes de seu sistema.
O treinamento de conscientização de segurança para sua equipe deve ser obrigatório para sua força de trabalho. Programas de treinamento para atualizar sua equipe sobre ataques por e-mail e como lidar com eles são uma prioridade que você precisa colocar em seu calendário.
Simulações regulares e programas de treinamento garantem que seus usuários frontais estejam cientes das ameaças cibernéticas em constante evolução contra os dados de sua empresa. Também garante que eles estão aplicando o que estão aprendendo e ficando de olho em emails maliciosos que chegam em sua caixa de entrada.
Os treinamentos de conscientização em segurança “à moda antiga” não funcionam mais. Atualmente, seus funcionários são expostos com frequência a ataques sofisticados de phishing e de ransomware. No entanto, com nossa plataforma de treinamento, você poderá:
- Fazer Testes Comparativos
- Treinar seus Usuários
- Simular emails de Phishing
- Analisar os Resultados
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