Fique por dentro de tudo que o rolou nessa semana (02/05 – 09/05) através da curadoria da Viper IT. Separamos as noticias tecnológicas mais relevantes para te deixar ligado em tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo.
- Windows 10X, rival do Chrome OS, já teria sido cancelado pela Microsoft
- WhatsApp vai limitar funções de contas que não aceitarem novas regras
- Menos de 1% dos celulares no Brasil tem proteção eficiente
- STF detecta intrusão e fecha acesso ao seu site
- Falha de segurança em chips da Qualcomm expõe 30% dos celulares Android no mundo todo
| Windows 10X, rival do Chrome OS, já teria sido cancelado pela Microsoft
O Windows 10X, alternativa da Microsoft ao Chrome OS, pode ter sido cancelado, segundo um relatório do site Petri publicado nesta sexta-feira (07). De acordo com o veículo, a empresa estaria focando os seus esforços no rejuvenescimento do Windows 10 e portanto, teria descartado o projeto, que já havia sido adiado algumas vezes. Fonte: Tecnoblog.
| WhatsApp vai limitar funções de contas que não aceitarem novas regras
O WhatsApp atualizou nesta sexta-feira (7) uma página que explica o que vai acontecer com as contas das pessoas que não aceitarem a sua nova política de privacidade, que entrará em vigor no dia 15 de maio. Segundo o aplicativo, nenhuma conta será apagada e o aplicativo vai continuar funcionando na data. Porém, aqueles que não tiverem concordado com os novos termos irão ver um lembrete com mais frequência. Fonte: G1.
| Menos de 1% dos celulares no Brasil tem proteção eficiente
Menos de 1% dos celulares têm proteção eficiente no Brasil, e a telefonia criptografada é quase desconhecida no país, de acordo com levantamento feito pela Citadel Brasil, subsidiária da empresa israelense de mesmo nome especializada em tecnologia de defesa. Além disso, 99% dos aplicativos baixados pelos usuários de smartphone solicitam autorizações e permissões que não são necessárias que não são necessárias para o seu funcionamento, segundo a empresa. Fonte: CISO Advisor.
| STF detecta intrusão e fecha acesso ao seu site
Fora do ar desde a madrugada de quinta-feira (06), o site do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter sido alvo de um ataque hacker que está sendo investigado por técnicos da Corte em parceria com a Polícia Federal. Ao acessar a página, é exibida apenas uma mensagem: “Desculpe, estamos em manutenção. O STF trabalha para restabelecer os serviços o mais breve possível”. Há ainda um link para o serviço de peticionamento eletrônico, que pode ser acessado por advogados e jornalistas usando certificado digital. Fonte: Tecmundo.
| Falha de segurança em chips da Qualcomm expõe 30% dos celulares Android no mundo todo
Uma vulnerabilidade encontrada no ano passado em chips da Qualcomm pode afetar 40% dos smartphones que estão no mercado. Ela foi descoberta na plataforma Mobile Station Modem (MSM), utilizada em aparelhos 2G, 3G, 4G e 5G de marcas como a Samsung, Google, LG, OnePlus e Xiaomi.A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6) por pesquisadores da empresa de cibersegurança Check Point Research. A falha, de acordo com os especialistas, pode possibilitar que os cibercriminosos acessem o histórico de mensagens de texto, chamadas e escutem as conversas dos usuários. Fonte: Gizmodo.
Confira nossos artigos de destaque:
- ALERTA: 21 Nails – Falhas no EXIM deixa milhões de servidores de emails vulneráveis aos hackers
- Como proteger minha empresa de ameaças cibernéticas?
- Por que o backup do Office 365 é tão essencial?
