fbpx
arte-blog-homem-perdendo-dinheiro-teste

Sistema fora do ar? Você sabe como calcular seu prejuízo financeiro?

Nivel: Básico

Você consegue contar nos dedos quantas vezes você foi comprar algum serviço algum produto e se deparou com a seguinte resposta padrão do atendente:

O nosso sistema está fora do ar o senhor pode retornar depois?

Não são raras as vezes que ouvimos essa frase, principalmente quando estamos tentando atendimento via telemarketing, como o cancelamento ou reclamação de serviços.

Parece muita coincidência mas normalmente quando o assunto não é de interesse da empresa o sistema inesperadamente ficar fora do ar vocês já notaram isso?

Felizmente essa postagem não é sobre essas campeãs de reclamações.


Hoje nós vamos tratar sobre a indisponibilidade dos sistemas nas nossas empresas.

De acordo com um relatório do Gartner, o prejuízo de queda nos sistemas é de US$ 5.600,00 por minuto. 98% das empresas pesquisadas, afirmaram que o seu prejuízo passa de US$ 100.000,00 por hora.

E você, empresário, gestor de tecnologia, consegue medir quanto a sua empresa perde por minuto com seus sistemas parados?

Quando falamos em perda por indisponibilidade nos sistemas, ou porque o que primeiro vem a nossa mente é a perca de faturamento, a perca das vendas. Porém existem ainda outros custos que não são tão facilmente percebidos pelos gestores.

Custo de perda de negócios

Esta é a métrica mais utilizada ao se calcular os custos:

(faturamento anual/8760) * número de horas paradas.

Apesar de ser uma métrica bastante utilizada, fatores sazonais podem desvirtuar essa métrica. Por exemplo, o prejuízo da queda de sistema em uma Black Friday é infinitamente superior ao de uma queda do sistema em uma quarta-feira de cinzas.

Custo de penalidades:

Algumas empresas como as do setor financeiro e sistemas de saúde são extremamente sensíveis a paradas de sistemas. As multas para quedas do sistemas são altíssimas, no caso do sistema de saúde, podem custar vidas humanas.

Custo de perda de reputação:

Vamos supor um escritório de advocacia que não tem um sistema de tecnologia confiável no qual vive uma paralisação o faz perder prazos processuais. Você sabendo disso, teria coragem de confiar à ele uma causa?

Perda de horas de trabalho:

Esse é um dos pontos que dificilmente vemos sendo computadas, o custo fixo de pessoal. Independente da empresa estar faturando ou não, a sua folha de pagamento deve ser paga em dia.

A partir do momento em que um sistema vital para a empresa fica indisponível, quase todos os colaboradores param de trabalhar e de produzir, começam a consumir recursos.

A formula abaixo ajuda a ter uma estimativa do prejuízo da hora parada.

(qtd funcionários) * (salário médio) /220

Custo de Reparação:

Dependendo do evento que causou a indisponibilidade e da maturidade da empresa nos seus sistemas de TI, o tempo de reparação de um simples servidor na garantia pode levar de 2 a 4 horas no melhor dos casos. Se for um equipamento antigo não coberto pela garantia, esse tempo excede 30 dias, pois não há peças disponíveis no Brasil para substituição.

Como nós iremos te ajudar.

Nós na Viper IT temos um modelo de trabalho focado na proatividade, para nós não interessa se o nosso SLA é de 1 ou 2 horas, nosso objetivo é trabalhar com um SLA negativo, ou seja, agir antes que o problema ocorra e impacte nos seu negócio.

Se você se preocupa com as finanças da sua empresa, e não aguenta mais dar uma desculpa vergonhosa de sistema fora do ar, entre em contato conosco para saber como podemos proteger os seu ambiente de tecnologia com o melhor custo benefício.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil