A Adobe cumpriu o que prometeu três anos atrás e em 31 de dezembro de 2020 encerrou oficialmente o suporte ao Flash Player.
O Flash Player é uma plataforma multimídia que manipula vetores e gráficos e foi criada pela Macromedia em 1996, mas adquirida e mantida pela Adobe, posteriormente. Ele é utilizado na criação de desenhos animados, textos e até áudios.
Seu clímax se deu na década de 2000 quando desenvolvedores web o utilizavam para criações rápidas e simples, mas com alta qualidade o que permitia a criação também de jogos e pequenas propagandas publicitárias. Porém, os usuários do Flash corriam um sério risco.
Ao longo dos anos várias vulnerabilidade críticas foram encontradas no Flash Player e explorada por cibercriminosos e hackers para instalar malware e executar códigos maliciosos de forma remota nos computadores das vítimas, e assim assumir o controle.
Tendo em vista a alta brecha de vulnerabilidades que a plataforma tinha, o seu fim foi decretado e anunciado de forma coordenada pela empresas Adobe, Apple, Facebook, Google e Mozila em julho de 2017
Pelo menos três são os fatores apontados para a tomada desta decisão:
- alta taxa de vulnerabilidades exploradas
- redução crescente no número de usuários
- tecnologias abertas e mais seguras disponíveis como HTML5, WebGL e WebAssembly
“Uma vez que a Adobe não oferecerá mais suporte ao Flash Player após 31 de dezembro de 2020 e bloqueará a execução de conteúdo Flash no Flash Player a partir de 12 de janeiro de 2021, a Adobe recomenda fortemente que todos os usuários desinstalem imediatamente o Flash Player para ajudar a proteger seus sistemas”, disse a Adobe
A partir de 1º de janeiro de 2021, a Adobe também removerá todas as páginas de download do Flash Player de seus sites. Os usuários que ainda desejam baixar e instalar o software são aconselhados a não baixá-lo de sites de terceiros, uma vez que essas versões “não autorizadas pela Adobe” podem causar infecções por malware.
Desinstalação do Flash Player
A Adobe gerou um guia para desinstalação manual do Flash Player nos ambientes Windows e Mac.
A Microsoft também lançou a atualização opcional KB4577586 para remover versões do Windows ActiveX do Adobe Flash Player e para bloquear sua instalação novamente.
A Microsoft também revelou que removerá todos os recursos para download relacionados ao Flash de todas as suas plataformas de download.
Flash Player em ambientes corporativos
Os usuários corporativos que ainda usam sistemas de negócios internos que exigem suporte do Flash Player e licenciamento comercial podem entrar em contato com o parceiro oficial de licenciamento de distribuição da empresa, HARMAN, de acordo com um anúncio da Adobe.
A Microsoft também disse que os clientes ainda poderão executar essas soluções de software em ambientes corporativos usando plug-ins dedicados do Microsoft Edge e do Internet Explorer.
Embora tenha sido bastante utilizado nos 2000, a plataforma de multimídia Flash Player foi se tornando obsoleta com o passar dos anos, não acompanhando as tecnologias e não corrigindo as brechas frequentes de segurança, colocando em risco quem a utilizava. Sendo assim, ela chega ao seu fim, tornando-se um mal necessário.
Leia também: