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Chatbot – Transformação Digital nas Relações de Consumo

Os clientes estão muito mais antenados do que há alguns anos. Segundo o IBGE, 54% dos brasileiros acessam a internet e 49% acessam o Facebook uma vez por mês.

O uso da inteligência artificial e o alto poder dos computadores está permitindo que as empresas possam se beneficiar desta tecnologia, trazendo soluções que auxiliam no aumento de faturamento e satisfação dos clientes.

Uma das principais tecnologias e que trazem um impacto imediato na satisfação dos clientes, é o Chatbot.

[spacer height=”20px”]O que é um Chatbot ?

[spacer height=”20px”]Chatbot é um programa de computador que simula um ser humano em uma conversa com pessoas.

Seu objetivo é responder às perguntas realizadas por meio do chat, fornecendo ao cliente uma experiência de atendimento imediato e durante 24 horas por dia

O Gartner prevê que em 2020, cerca de 85% da interação dos clientes com as empresas, serão realizadas sem interação humana, aumentando a adoção do sistema de autosserviço. Os chatbot, por exemplo, ajudam a melhorar esta interação. As empresas usarão este serviço para aumentar positivamente a experiência do usuário, gerando mais vendas e uma maior satisfação dos clientes.

Se você já possui página no Facebook, parabéns, já deu o primeiro passo. Agora, como a sua página é gerida? Quem atende os clientes na hora que eles têm alguma dúvida sobre o produto? E se o cliente quiser falar com a sua empresa no sábado durante a madrugada?

Benefícios do Chatbot

Os Chatbots fornecerão uma resposta rápida para o cliente, que não ficará mais chateado em entrar em contato com as empresas e não receber nenhum retorno. Algo bastante comum hoje em dia. Os clientes buscam agilidade nas respostas. Isso gera engajamento e relacionamento com os clientes e fãs.

O Chatbot pode informar sobre promoções, novidades, responder sobre produtos, e qualquer informação adicional. Os clientes gostam de robôs, principalmente quando eles têm bom humor. Além disso, reduzem custo com o serviço de atendimento.

Uma pesquisa chamado ˜Chatbot: Varejo, Comércio Eletrônico, Bancos e Saúde 2017-2022″ relata que os mesmos irão gerar, em 2022, uma economia de US$ 8bi. Os robôs são excelentes para tarefas não tão complexas e não irão substituir totalmente os humanos. Eles permitirão que a sua empresa tenha um atendimento ao cliente 24 horas por dia, 365 dias por ano. O Chatbot diminui a ocorrência de erros na informação, não deixa o cliente esperando e pode atender dezenas de clientes simultaneamente.

Aplicações do Chatbot

  • SAC

  • Ouvidoria

  • Vendas

  • Suporte Técnico

  • Divulgação de notícias da empresa, aposentando os Apps

  • Canal de Informação para os funcionários

  • Agendamento de Serviços

Dicas para iniciar um projeto de Chatbot

  • Defina o escopo de atendimento do Chatbot

  • Crie um avatar, eles transmitem emoção ao cliente

  • Mostre ao cliente quais as opções que pode escolher durante a conversa

  • Crie um atendente virtual bem humorado, os clientes se sentem mais a vontade

  • Deixe claro desde o início da conversa que o atendimento está sendo realizado por um atendente virtual

  • Escolha uma ferramenta de chatbot que seja inteligência artificial ao ponto de aprender sozinho, sobre novas questões

Você não precisa ser uma grande empresa para ter a sua própria solução de atendimento virtual. Nós da Viper IT temos soluções que se adequam à todo tamanho de empresa e orçamento.

É sempre bom lembrar que na internet tudo funciona à velocidade da luz. Se você é daquelas pessoas que se chateia quando a pessoa do outro lado do WhatsApp demora a responder à uma mensagem sua, imagine o seu cliente, que pode te trocar por outra empresa com um simples clique de mouse.

Você já está pronto para começar? Teste o nosso atendimento clicando neste link:

https://www.messenger.com/t/viperIT

Daniel Bastos
Viper IT

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