Integrando o chatbot ao seu negócio por meio das Redes Sociais

 

Se você nunca ouviu falar sobre chatbot, fique atento a mais nova ferramenta do mercado que pode ser aliada da sua empresa! Conhecidos como robôs que conversam por meio de chat, trabalham de forma automatizada e podem minimizar o tempo investido com clientes.

 

Os usos são variados: perguntas frequentes, pré venda e pós-venda, direcionamento para setores responsáveis ou até serviços de atendimento ao consumidor. Essas tarefas comuns tomam muito tempo útil dos colaboradores de uma empresa, existindo, às vezes, até uma equipe para isso

 

Pensando nisso, o uso do chatbot pode ser uma alternativa para otimização de equipe, de tempo e até de agilidade! Um robô programado consegue responder de forma mais rápida e eficaz às dúvidas dos clientes, oferecendo um atendimento positivo.

 

Pode parecer complicado, mas essa ferramenta é acessível a todo tipo e tamanho de empresa. Elas estão presentes, inclusive, nas redes sociais. Veja as principais plataformas e empresas que estão usando os chatbots:

 

  1. Chatbot no Facebook

Uma das redes sociais que mais utiliza o chatbot é o Messenger do Facebook, aplicativo de envio e recebimento de mensagens entre usuários e páginas. Quem curte uma Fanpage tem acesso automático às mensagens, possibilitando atendimento direto entre consumidor e empresa. A conversa fica mais fluída quando o chatbot atua com mensagens pré-definidas, permitindo um serviço mais rápido.

 

Quer um exemplo? Veja na página da Viper IT nosso chatbot em ação e como essa ferramenta auxilia nas dúvidas mais urgentes do cliente.

 

  1. Chatbot no WhatsApp

Tão útil e importante quanto o Messenger do Facebook, o chatbot do WhatsApp ainda é pouco utilizado em relação ao exemplo anterior. No entanto, é uma ótima opção, inclusive para quem já usa o app como canal de atendimento ou como lista de transmissão.

 

  1. Chatbot no Twitter

O iFood, plataforma de delivery de alimentação, utilizou o chatbot no Twitter por meio de anúncios dinâmicos. A ideia consistia em sugerir pedidos ao público interessado, em tempo real, bem na hora da fome.

 

Outro exemplo é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está utilizando o chatbot no Twitter para esclarecer dúvidas, emitir certidão, consultar a situação eleitoral e atender usuários.

 

  1. Chatbot no Telegram

A empresa Atento, uma das maiores em contact center, utilizou o chatbot para resolver questões internas entre seus colaboradores. Em apenas um mês, reduziu mais de 30 mil pedidos para 15 mil, desde troca de senhas, solicitações para vagas em estacionamento até acesso a pastas e sistema.

 

É incrível como esses robôs conseguem poupar recursos humanos e financeiros dentro de uma empresa, não é mesmo? Além disso, os chatbots permitem que o cliente não perca o interesse pelo produto ou serviço, pois será atendido a qualquer momento, 24h por dia.

 

Até as vendas da empresa são influenciadas pelo uso da ferramenta, uma vez que equipe comercial recebe o possível cliente já aquecido e interessado, mais propenso a realizar uma compra.

 

É interessante observar as diferentes oportunidade e funcionalidades permitidas por um chatbot, construídas de forma estratégica e reduzindo o esforço e investimento humano. Assim, a equipe empresarial pode ser direcionado para questões mais importantes ou urgentes, otimizando o trabalho realizado.

 

Gostou desses cases de sucesso e das nossas dicas? Que tal aplicar o chatbot nas suas redes sociais e otimizar sua empresa? A Viper IT é especialista em chatbots e pode te acompanhar em todo esse processo. Entre em contato com nossa equipe para saber mais! Para se aprofundar no assunto você pode conferir no blog outros posts sobre o tema.

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