Entenda a importância da Recuperação de Desastres e como proteger sua empresa

Todos estamos sujeitos a situações que não podemos prever. Uma chuva forte, acidente na rede elétrica, um curto-circuito e tantos outros eventos que podem causar danos às informações que geramos diariamente.

Uma empresa é movida por diversos fatores: físico, humano, intelectual, intangível e muitos outros, gerando todas essas vertentes informações diárias. A pergunta que fica é: como armazenar todas essas informações e recuperá-las caso alguma eventualidade aconteça? Pensando nisso, hoje vamos falar sobre a recuperação de desastres ou DRaaS (Disaster Recovery as a Service), em inglês.

 


Hoje em dia, existem diversas possibilidades de soluções para evitar grandes perdas de dados. Cada uma delas é indicada para um tipo de negócio, estrutura e até situação financeira. Além da variedade de opções, existem também diferentes tipos de armazenamento para diferentes volume de dados e informações. A recuperação de desastres é diferente do que conhecemos como backup online. Vamos descobrir essas diferenças?

 

 



Backup online X Recuperação de Desastres

 

Imagine que uma tempestade muito forte atingiu sua região e queimou todos os computadores de sua empresa, ou, quem sabe, seu servidor foi hackeado. Como você faria para continuar a operação no dia seguinte? É nesse caso que a recuperação de desastres entra.

 

A função do backup consiste em manter suas informações salvas em caso de perda, possibilitando o acesso às várias versões dos arquivos armazenados, inclusive versões antigas que foram modificadas posteriormente.

 

Já a recuperação de desastres, apesar de ser bastante parecida com o sistema de backup, tem uma proposta diferente, com o objetivo de fazer a empresa não ficar sem o seu sistema de computação funcionando, ou seja, em nenhum momento a empresa ficará sem acesso aos seus servidores, serviços e aplicações.

 

Como se fosse uma cópia reserva de todos os seus dados, é possível inclusive ter um escritório físico de recuperação, pronto para ser usado por seus colaboradores, assim sua empresa estará sempre ativa! Perdeu o servidor de sua empresa por algum motivo? Sabemos quanto custa ficar dias em inatividade, portanto com a recuperação de desastres, seu negócio pode ter uma cópia de todos os dados e computadores para continuar trabalhando normalmente.


Como aplicar a Recuperação de Desastres em minha empresa?

 


Em uma empresa, toda informação computada é valiosa e todos os dados precisam de uma cópia de segurança. Porém, alguns dados são mais complexos e necessitam de um plano específico de restauração e garantia. A recuperação de desastres permite que sua empresa esteja disponível e preparada para atividade contínua.

 

Na Viper IT, através de um nuvem híbrida, nós conseguimos criar uma uma extensão dos seus servidores. Nosso serviço de recuperação de desastres protege suas máquinas virtuais com RPO de até 15 minutos e customizado de acordo com suas necessidades!

 

Não espere um desastre acontecer, clique aqui e fale conosco! Podemos deixar sua empresa e seus dados seguros e acessíveis de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Share